Aýla e as linhas astrais

quinta-feira, outubro 13, 2016



Aýla Lourenço Motta é a pessoa que mais mora no mundo astral que conheço e por isso tem um lugar especial no meu coração. Aýla tem 25 linhas completas, também chamadas de tempo que a Terra demora para dar uma volta em torno do Sol. Acredita fielmente no poder que os astros têm sobre nossas vidas, meros mortais. Formou em 2015 em Artes Plásticas, na UFES, e divide comigo o sobrenome.

Aýla acredita na sintonia entre os movimentos astrais e os acontecimentos terrenos. Explica que da mesma forma que as fases da lua acompanham o nível das marés, nós também somos influenciados: nosso humor, por exemplo, é afetado pela lua cheia de modo que ficamos agitados, com as emoções à flor da pele.

“Porém, para a astrologia, um trânsito lunar é interpretado de acordo com a constelação por onde a lua está passando, ou seja, se a lua estiver passando por capricórnio, é mais comum que estejamos tranquilos, com os sentimentos contidos, pois a lua vai assumir as características desse signo”, afirma.




“É como se os astros fossem atores e as constelações fossem cenários: a cada transição, o ator assume uma nova persona”

 

Aýla nasceu no dia 18 do mês 11 e se identifica com as características do signo dela: escorpião.

Mas, acrescenta que esse signo que você se acostuma a dizer que é o seu, dá só uma ideia parcial e superficial da personalidade. “Pra ter uma noção melhor das tendências de comportamento, é necessário considerar o mapa astral como um todo, e não apenas a posição do sol ou do ascendente”, ressalta.


Astrologia

O interesse da artista pela astrologia se desdobra em uma pesquisa que iniciou na faculdade de artes plásticas em 2014. Nessa pesquisa por temas esotéricos, Aýla realizou uma série de desenhos, os Retratos natais, com base nos dados (data, hora e local de nascimento) de mapas astrais de pessoas próximas a ela.

Retratos Natais
(15 x 21 cm) Costura sobre canson. Acervo Galeria Voa. 2015 

Nesse trabalho, que faz até hoje acompanhado de conversas/consultas, vê a astrologia como um viés para compreender as diversas maneiras de se relacionar com o mundo. A partir daí, usa esse saber pra ampliar as percepções dela sobre os outros e sobre ela mesma, potencializando o que é harmônico e evidenciando os atritos de forma mais branda.
 .
Avessos

(15 x 21 cm) Costura sobre canson. Exposição na Galeria de Arte e Pesquisa na UFES. 2015

                                                                                     

Para se relacionar com alguém, você leva em conta o signo ou o mapa astral da pessoa?

Acho que traçar o mapa astral de alguém por quem você se interessa é inevitável (risos), seja esse interesse relativo à amizade, amor ou trabalho, além de criar uma aproximação descontraída (olhando o lado positivo). O mapa astral ajuda a ter uma ideia do que se pode esperar de alguns comportamentos afetivos, profissionais, espirituais, entre outros. Mas é necessário ter o cuidado de não usar essas informações pra bloquear a proximidade com alguém diferente, num tipo de preconceito astral.

Já tomou alguma decisão importante tendo como base alguma informação que lhe foi dada pelos astros?

A astrologia contribuiu significativamente em minha pesquisa como artista. Graças a ela, cultivo um olhar especial pra todas as artes divinatórias e esses saberes direcionam e inspiram meus trabalhos artísticos. Minha dedicação mais recente é o Tarot, um trabalho onde interpreto e respondo questões com o tarot, um oráculo com 78 cartas, 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores. 

Dar as cartas


Intervenção urbana com 56 cartas de baralho, em 2016. Caso encontre uma dessas cartas por Vitória, já sabe quem as colocou!

.

Menciono a sis em um texto que fiz para a disciplina de redação jornalística enquanto mapas astrais feitos por ela estavam em exposição no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES).

Céus de Dionísio

(89 x 105 cm) Instalação com pregos e linha de costura. Exposição feita no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES). 2015



Dois Céus


(40 x 63 cm) Costura sobre impressão, em exposição no OPARQUE.
2015
(15 x 21 cm) Impressão sobre chapa de aço, em exposição no OPARQUE.
2015


Planilhas Astrológicas
 (10 x 15 cm) Planilhas astrológicas, em Auto-residência de verão. Stabilo sobre papel quadriculado, em exposição: Nuvem - Estação rural de arte e tecnologia
Visconde de Mauá - RJ .2016





 .

 Como observar constelações

(15 x 21 cm) Perfuração sobre folha de acetato. (15x21 cm) Em exposição no OPARQUE. 2015








Para encomendar um mapa astral é só falar com ela pelo instagram @aylalourenco     


 Ingrid Lourenço

You Might Also Like

4 comentários

  1. OI MENINA SUMIDA! Que bom que você deu o ar da graça por aqui, né? HAHAHAH

    então.. como você viu lá no blog dia desses, sou aloka da astrologia. Não sou experiente como a Ayla, mas me interesso demais pelo tema.
    Achei o tipo de arte dela uma coisa delicada, linda e profunda, além de claro.. ser única pra cada pessoa.
    Fiquei feliz de ler esse trecho sobre a influência da lua no nosso humor. Na verdade, ando exatamente pesquisando sobre isso, sabia? Tenho percebido a ansiedade aumentar na lua cheia e comecei a ter curiosidade sobre esse fenômeno

    gostei muito do post *-*

    beeeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Hellz! Que bom te ver por aqui!
      To sumida... mas com o tempo to voltando hihih
      Eu viiii, super coincidência a gente postar na mesma época! :B
      Que legal! Uaaau, eu não tenho a capacidade de perceber os fenômenos mudarem em mim :~
      Obrigadaaaa! <3

      Excluir
  2. Agora eu fico caçando o signo dos meus crushs pra saber se daria certo ou não, mas como eu não tenho preconceito astral (o que é bom) acabo achando que sou match certo para todos os crushs, o que me ilude sempre, hahahaha! Adorei o trabalho da Ayla e só consigo pensar em uma coisa: AYLA, ME ESTUDA! FAZ ESSE TAROT COMIGO! NUNCA TE PEDI NADA!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, Thami! AHAHAHAH
      Ótima tática para saber se vocês combinam, e no caso, você combina com todos! UHASOUDHASUODHASIHASDOFUASHDD *o*
      Seu comentário arrancou muitos sorrisos! <3

      Excluir